domingo, 5 de junho de 2011

ARQUIVO COGNITIVO

 
" Estamos vivendo um período revolucionário que vai além dos computadores e das inovações na área de telecomunicações.As mudanças estão ocorrendo nas áreas econômicas, socias, políticas,religiosas, institucionais e até mesmo filosóficas.Uma nova  civilização está nascendo,que envolve uma nova maineira de de viver. "( Toffler)

            TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

Com a explanação de Toffer o inicio da disciplina Tecnologias Aplicadas a Educação foi  instigador,qual será o perfil que a nova sociedade espera do seres que nela estão,esse questionamento permou todos os encontros,pois sabemos que a tecnologia virtual está dominando o homem,seu próprio criador, que contradição,porém a professora Cristiane abordou questionamentos interessantes nas aulas,pois o mundo virtual têm suas qualidades e seus pontos negativos cabe aos futuroa educadores conhecerem e articularem essa ferramente a benefício da aprendizagem.
O ato de conhecere essa ferramenta possibilita o estudo da transformação que a mesma pode ocasionar em um indivídou, o medo de alguns professores em não saber utlizar esse meio ainda circula nos ambientes escolares,por isso que é necessário na graduação um estudo minucioso da utilização significativa desses recursos para  o favorecimento da aprendizagem,não adianta excluír da prática regente a tecnologia virtual,nem tão pouco explorá-la de forma superficial.Temos que conhecer e construir parcerias habiladosas para engradecer aquele que ensina e ao que aprender.
Foi explorado projetos que estão sendo evidenciados nacionalmente e na capital de Sergipe, como o UCA,que ao meu ver ainda não tem a objetividade significativa ao atendimento dos excluídos do mundo virtual em que dispinibilizar computadores para as escola não vai resolver as deficiências que são primordiais para a inclusão digital, a idea é interessante,porém pouco oportunizadora para a amplitude divulgada constantimente .O Projeto Inclusão Digital,desenvolvido em Aracaju, só será transformador quando atingir o público desfavorecido,pois a edição deste anos só alcançou aqueles que visualizavam o projeto como uma lan House gratuíta creio que esse objetivo não o desejo do seu  idealizador. Portanto ainda precisamos estudar e praticar o que chamamos de inovador para a nova maneira de viver,melhor seria se não copiassemos a realidade estrangeira e pudessemos exerciatar a nossa capacidade de evoluir.


" Que a capacidade humana não seja dominada por sistemas tecnológicos inventados pelos mesmos para a  globalização  ..."( Yluska Mayara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário