TÓPICOS ESPECIAS- INTRODUÇÃO A LIBRAS
Conhecer uma comunicação gestual transformou a visão que temos da especificidade que o ser humano pode desenvolver,ao estudar uma lígua em que a fala é trocada por gesto a sensibilização foi evidenciada como um fator primordial aos seres que querem favorecer o conhecimento a todos.
Nos primeiros contatos com a Libras houve vários momentos de medo, dúvida, curiosidade, ansiedade e liberdade, pois ao percebe como é importante essa comunicação para os surdos analisamos a nossa postura como pessoas ditas pensantes. Será que incluímos em nossas ações o detalhe de oportunização a cumunicação de diferentes formas?
Ao vivenciar encontros em que a aula de Libras oportunizava entendi que somos parte de um todo e podemos desconstruir a estrutura que separa o falante do articulador de gestos,por isso que esses momentos precisam ser exercitato sempre para uma interação humanizada.A professora Geógia com sua autenticidade proporcionou um elo significativo entre o conhecimento e o contato com realidade de pessoas surdas ao sugerir uma visita a escola especializade em educação para surdos. Quando conhecemos a prática de educadores que trabalham com os surdos a aprendizagem torrnou-se engrandecedora, pois em todos os momentos da visita aprendemos experiência do respeito que devemos ter ao valoramos todos como pessoas capazes de evoluirem em beneficio do seu ser e para o meio.
Quando somos crianças acreditamos nos sonhos e ao crescer deixamos que o meio destrua o que desejamos como tanta vontante,porém a vontande de quere fazer parte desse mundo cruel destrói os seres plenos que poderemos ser, ao visualizar o alfabeto em libras compreendi que preciso explorar esses gestos para não destruir o sonho de independência daqueles que são seres como todos, com vontade de viver e fazer a diferença.
" O sonho de hoje pode ser a realização do amanhã ..." ( Yluska Mayara )


Nenhum comentário:
Postar um comentário